quinta-feira, 25 de julho de 2013

Livro do mês: Corda Bamba - Lygia Bojunga

Bom, a semana tem sido a mais fria em anos em Joinville - SC.
Nessa semana tão linda minha bebê completa 3 meses. E com esse frio todo eu tenho pena de trocar a fralda, imagine de dar banho. Hoje tem sido o mais frio da semana.
Ela dormiu quase a tarde toda e estou aqui com uma xícara de café e um livro.
Na minha lista de 101 coisas em 1001 dias, uma das coisas que quero fazer é voltar a ler. Sim, sou formada em Letras - português e inglês e estava sem ler há quase 2 anos!!
Estranho não?
Pois bem, depois desse período de briga literária e de tédio intelectual, afinal tenho assistido TV, ainda que seja paga, é um saco às vezes. Não me permite imaginar, lembrar, sonhar, viajar.
Tá ali, tudo pronto. Mastigadinho. Só pra eu engolir, sem nem pensar se faz efeito, se passa a fome.
Lygia Bojunga é muito especial pra mim. Tive uma professora de português: Elizabeth Aparecida Leal, era o nome dela, ela lia muitos livros dela. Durante a faculdade, houve um amigo secreto do qual ganhei esse livro de uma colega: Milena Sell, ela mora em uma cidade fria aqui de SC, São Bento do Sul.
O pobre do livro, com a dedicatória, estava na minha estante há mais de 3 anos, pegando poeira, sendo passarela pras baratas, lagartixas e afins.
Catei-o de lá e comecei a devorar!
Quanta nostalgia surgiu! Eu voltei a ser menina moça, viajei e estive em uma corda bamba na leitura.
A história é sobre Maria, sua pequena vida e como descobre como vivê-la e entendê-la. Tão pequena e quieta é Maria. Talvez sejamos como ela. Dentro de nós se faz necessário uma certa quietude e pequenez.
Apesar de ser literatura infanto-juvenil, esse pequeno papel (ah! o cheiro, sim o cheiro de livro é perfeito!) me mostrou uma outra Francine, um outro modo de visão e de perspectiva.
Se possível melhor!
Então estou indo, estender a minha corda, andar sobre ela e ver novos horizontes, ainda que seja somente em minhas leituras!
Bom inverno!

Nenhum comentário: