terça-feira, 6 de agosto de 2013

Lista de presentes

Eu sou a mulher da lista. Faço lista de tudo. Sim, eu disse de tudo! Do que comer, do que comprar pra comer, do que comprar pra vestir, das provas que preciso fazer, planos de aula para terminar, tarefas do lar pra concluir, a frequência que Marie enche a fralda e por aí vai.
Eu sou a mulher da lista. Se me pego pensando, pode ter certeza estou fazendo listas.
De noite sem conseguir dormir: listas, assistindo TV no modo piloto automático, preparando listas.
Enquanto dirijo, tomo banho ou como, criando listas.
Passei uns 3 anos da minha infância com meu pai na oficina de carro dele. Depois da aula eu levava minhas tralhas para lá e passava o resto do dia. Foi ali, acho eu, que comecei essa história de lista. Meu pai até levava a TV pra me distrair, mas mesmo assim eu fazia lista do que assistir.
Sempre fui mais puxa do meu pai, confesso que ele me ensinou mais coisas: a nadar, pescar, pegar caranguejo, cozinhar, ele até pintava as unhas da minha mão direita já que com a esquerda eu não conseguia. Eu sempre fui muito ciumenta dele, e como sou filha única a superproteção era exacerbada!
O pai sempre foi meio sargento, linha dura, eu tinha que andar na lista, ops, na linha, primeiro as tarefas, depois eu estudava todo o conteúdo que tinha aprendido naquele dia da escola, depois ele tomava a lição e corrigia, principalmente as tarefas de matemática, aí eu podia lanchar e fazer o que quiser.
Depois cresci um pouco e fiquei um período em casa sozinha, logo depois no início da minha adolescência eu voltei a passar mais tempo com ele, porque minha mãe fazia faculdade em outra cidade, assim nós tínhamos as noites de sexta, que eram exclusivas de pizza.
Meus melhores amigos sempre foram homens, tenho um que é até hoje, o D.R., agente se conhece desde os 10 anos namoramos até, pouco tempo, sempre andei mais com os guris, e o papo deles eram mais interessantes, do que chapinha, esmalte e beijo na boca. Eu não curtia conversar sobre isso, eu fazia ;)
Depois namorei com 15 anos, o M.R.P. nossa, uma paixão doida, mas foi bom, aprendi muito com ele. Ficamos 5 anos juntos. Aos 20 descobri a maravilha de ser e estar solteira.
Descobri, vejam só, um universo feminino. Fiz amizades com mulheres, das boas sabe, de poder contar e conversar e entender. Aí com 23 voltei a namorar, noivei e casei. Engravidei e cá estou eu.
Contei tudo isso para mostrar que tive muito mais contato com homens.
Homens não tem listas. Eles fazem uma coisa de cada vez. Sim, uma coisa só, não escovam os dentes enquanto se vestem. Não andam enquanto comem. Ou assistem TV ou ficam na internet.
Acho um barato isso. Eles fazem uma só coisa com uma destreza fenomenal.
São fortes para abrir um vidro de conserva (confesso que eu consigo também) e fracos quando estão resfriados. Necessitam de cuidado extremo na doença e atenção excessiva na carência.
Mas uma coisa que percebi é que: eles não sabem dar presente!
Sério! Ou dão rosas, ou chocolates. E na boa não é culpa deles.
Tenho pena deles porque homens são diretos, se estão com fome eles falam que estão com fome e não como mulher fala: olha um restaurante, será que é bom? ou Você já comeu aqui?
Mulher é peão, adora um rodeio! Não atinge o alvo, não fala logo, fica ali procurando as melhores palavras para se expressar e no fim das contas, minha querida os homens não entendem.
É de rir.
Meu pai nunca me deu presente, assim sabe de ir na loja e ele escolher. Mas ele curte ir comigo comprar e até dá palpites. Aliás ele tem um excelente bom gosto para sapatos, estranho não?
O D.R. me deu um colar com um sol que metade ficava comigo e a outra com ele. Lindo, romântico mas hoje pra mim soa cafona. Ele me deu ainda no saco plástico, sabe sem a embalagem de presente, no portão lá de casa.
O M.R.P. era o campeão dos presentes: fazia cagada, era um presente. Bom e ruim, ele só me dava bichos de pelúcia, no final de 5 anos de namoro eu tinha mais de 45 dados só por ele! Imagine!
Meu marido, tirando a aliança de noivado ele nunca tinha me dado nada. Nesse ano eu só ganhei 3 flores no dia da mulher. Passou aniversário, dias das mães e dia dos namorados e nada.
Foi por isso que criei a lista de presentes. Desde 1,99 até o mais caro, um carro claro.
Deixa eu sonhar, vai!
Sério, ele falou que foi a melhor coisa que fiz.
Fui objetiva e não fiquei no discurso: o que você quiser dar tá bom! ( e no final você nem gosta e fica sem jeito de usar e de não usar!) ou ainda, você que sabe! ( Se mulher soubesse a raiva que eles tem de ouvir essa frase, nunca mais diria, ou diria só pra irritar e fazer charminho)
Portando, não sofra mais imaginando o que irá ganhar e como irá fazer para trocar o presente.
Faça uma lista do que quer, específico e direto, sem firulas.
Para mim deu certo, já ganhei várias coisinhas da lista.
Acho que vou fazer uma nova.
É, eu sou cheia das listas!

Um comentário:

Thai disse...

Fica a Dica néh amiga!! Lindo texto :) Tbm sou muito fã de homens!!