terça-feira, 16 de julho de 2013

Contemplativa

O que faz você feliz?
Você feliz o que é que faz?
...
A canção da Clarisse Falcão para propaganda de um famoso supermercado martela minha cabeça por dias.

O que me faz feliz? O que abre um sorriso no meu rosto, uma paz de espirito, um calor no coração?
Eu tenho um bebê de quase 3 meses, ela aprendeu a rir com 40 dias, ela me olha, ou quando escuta minha voz e ri. Ela sorri.
Pra ela felicidade é uma boa mamada. Uma fralda sequinha sem assaduras. Uma cama quentinha e confortável. Uma roupa agradável.

Simples.
Fácil e rápido.
Aonde começamos a complicar nossa felicidade?

Será que quando crescemos não nos satisfazemos com coisas pequenas?
Ou faz parte da adultescência querer sempre mais?

Assisti esse dias o filme: O Fabuloso Destino de Amèlie Poulain, um filme francês de romance, nada de água com açúcar e beijos açucarados e diálogos diabéticos entre os personagens. Trata de mais que isso. Retrata o romance em viver, a sua característica a doçura da sua peculiaridade de caráter.

Tenho me estudado baseada nesse filme.

Amo ouvir o barulho da família de passarinhos que moram na caixa do meu ar condicionado.
Adoro sentir o cheiro da chuva. E de travesseiros com cheiro de sol. De livros velhos.
Arrepia os pelos do meu braço um solo de guitarra ou de saxofone. Ou a voz do Phill Collins e do Allan Jackson.
Sou viciada em palavra escrita, não consegui aderir aos e-books.
Faço listas pra tudo: tarefas do dia, o que comprar, o que comer, pessoas com quem falar.
Colocar a mão dentro de sacos com grãos me dão prazer.
Cozinhar e experimentar coisas novas me fascinam.

São pequenas coisas que amo e formam a famosa curva no meu rosto.

Infelizmente o fato de ter 25 anos não me possibilita vivenciar todos os dias uma dessas coisas.
Não pela idade, mas pela responsabilidade agregada a esse número.
São 4: mãe, esposa, professora e rainha-do-lar.

Não que essas 4 personalidade me deixem triste ou amarrada.
Mas a programação e rotina não me permitem desfrutar.
Todavia, consigo outros pontos de felicidade nesses momentos também.

Se faz o não faz feliz não é o mais criterioso. Entretanto carrego no coração uma confiança, um cuidado que sei que vem de alguém que muito me ama. E foi Ele quem fez tudo o que mais amo.


Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

Nenhum comentário: